FIRMANDO RELACIONAMENTOS

FIRMANDO RELACIONAMENTOS
Nessa semana vamos aprender sobre os relacionamentos, vamos ver como nos relacionar com ás pessoas a nossa volta. Também nós veremos quais são os relacionamentos que devemos fortalecer e quais são os relacionamentos que devemos abandonar.
Uma coisa que precisamos entender é que Jesus morreu numa cruz, essa cruz possuía duas traves de madeira, uma horizontal e outra vertical, isso simboliza seus mandamentos para a humanidade. O mandamento que Jesus nos deixou foi amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo, isso é cruz. A trave vertical, quer dizer que devemos nos relacionar com Deus e a trave horizontal mostra que devemos nos relacionar com ás pessoas. Quando olhamos para a cruz vemos o amor de Deus, Ele quer um relacionamento íntimo comigo, mas também espera que voltemos nosso olhar para ás pessoas e assim possamos nos relacionar como irmãos.
1Jo 4.21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.
O Senhor Deus em sua bondade definiu nossos novos relacionamentos, Ele é bem claro quando diz que não podemos amar a Deus sem amar nossos irmãos, temos que entender que somos uma família e Deus é pai de todos.
Agora que somos cristãos nós temos que refazer alguns relacionamentos que foram destruídos pelo pecado. Também nós devemos desfazer alguns relacionamentos que nos afastam de Deus. Nós temos que refazer relacionamentos com nossos pais, irmãos, filhos, amigos, mas por outro lado temos que desfazer os relacionamentos que nos destroem e acabam nos separando de Deus.
Vamos ver quais são eles:
Relacionamentos com a família:
Muitas pessoas possuem uma família boa, bem estruturada, com pais que ensinam a verdade, enquanto que outras pessoas tem uma família destruída, marcada por separações, ódio e brigas, mas o projeto de Deus é reconstruir nossa família refazendo os laços que foram desfeitos pelo diabo. Talvez você tenha raiva ou rancor de algum parente, mas Deus quer desfazer as contendas, quer construir a partir de você uma nova família.
É difícil talvez perdoar, amar, recordar mágoas do passado, mas Jesus espera que você perdoe como Ele te perdoou, que você ame como Ele te amou. Jesus perdoou todos seus pecados e te amou ao ponto de morrer por você numa cruz, então perdoe, ame, refaça os laços de amizade e com certeza você será mais livre do que nunca.
A família é nossa primeira missão, Deus vai te usar para salva-los, pois o seu testemunho e amor vão fazer a diferença, então reconstrua o relacionamento com a sua família, mostre o quanto Jesus está fazendo por você.
Relacionamento com a sociedade:
O grande problema de algumas pessoas é que ao se convertem eles demonstram que são bons cristãos somente dentro da igreja, pois fora da igreja nem parecem que são crentes.
Deus quer refazer nosso relacionamento com a sociedade através do nosso testemunho. Nossas atitudes de agora em diante tem que mudar. Nós temos que praticar aquilo que agrada a Deus, e podemos começar amando ás pessoas que estão a nossa volta.
Talvez antes da nossa conversão fôssemos vistos como caloteiros, mentirosos, fofoqueiros, amigos da onça, preguiçosos e enfim tínhamos um caráter reprovado junto ás pessoas do nosso dia a dia. Hoje cremos em Deus e podemos reconstruir esses relacionamentos através do nosso testemunho e através de novas atitudes. Para começar nós podemos amar essas pessoas assim como gostaríamos de ser amados.
Quem são essas pessoas?
São os amigos que magoamos com nosso egoísmo, são os vizinhos que nem fizemos questão de conhecer, são pessoas que nos relacionamos no comércio e trabalho, também é aquele patrão que não gostamos, porém precisa ser amado e respeitado.
Em nosso dia a dia convivemos com muitas pessoas e algumas delas estão magoadas conosco por causa de erros que cometemos, mas precisamos refazer esses relacionamentos, temos que dar um bom testemunho e cada pessoa que nos cerca tem que ver nossa mudança, e assim elas poderão dizer de você: Veja como ele mudou, pois antigamente ele era diferente. Antigamente ele não pagava as contas, ele mentia, era mal humorado, reclamava de tudo, era um mal empregado, sempre chegava atrasado e agora veja a mudança, até ajudar os outros ele está fazendo, o que será que aconteceu?
As pessoas precisam ver que mudamos, elas tem que querer estar perto da gente para que vejam que foi o Senhor Jesus quem nos mudou. Sim, elas precisam reconhecer em nós novas atitudes e enfim alcançaremos um bom testemunho perante a sociedade.
Reconstrua esses relacionamentos que você perdeu junto ás pessoas a sua volta, faça amizades sadias, seja um bom funcionário ou patrão, não deixe que o pecado te afaste das pessoas, mas sim que o amor de Jesus te una a elas.
Relacionamento com a igreja:
Uma vez que somos crentes e filhos de Deus, ganhamos então mais uma família e essa família é a igreja. A igreja é o corpo de Cristo, ela é a extensão de Deus aqui na terra, fazemos parte de um povo separado e trilhamos o mesmo caminho. Todos os que crêem em Deus de fato e de verdade fazem parte da igreja, somos a família de Deus. Como família nós devemos manter viva a união entre os irmãos, mas lembrem-se, como família muitas vezes nós erramos uns com os outros e devemos nos perdoar, para que a igreja continue sendo sadia.
Hb 10.25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se aproxima aquele dia.
Devemos cultivar o nosso relacionamento com a igreja, através da participação dos cultos e da comunhão com os irmãos.
Seja participante também de uma célula, pois lá você será cuidado e poderá futuramente ajudar ou cuidar de outras pessoas.
Na igreja existe uma unção coletiva da parte de Deus que desce sobre os irmãos, por isso é importante estarmos juntos para louvar ao Senhor.
Mantenha viva sua comunhão com os irmãos, procure ajudar no que for preciso, procure também manter viva a chama da fé e assim todos nós juntos em união faremos á vontade do Senhor.
Relacionamentos a serem desfeitos:
Antes da nossa conversão tínhamos alguns relacionamentos que não eram bons, pessoas nos incentivavam a pecar, a fazer coisas contrarias a Deus e mesmo na ignorância nos influenciavam negativamente. Mas agora conhecemos a verdade e temos que vigiar contra o pecado. Agente não desfaz a amizade, mas sim desfaz os laços com o pecado, e ai está o problema, nossos amigos talvez não concordem com isso.
Procure então cultivar uma amizade sadia, e não mais se relacione com o pecado. Talvez seus amigos vão se afastarem de você, por que você não quer mais fazer o que eles fazem.
Eles tentaram te induzir ao erro, porém você deve ficar firme na verdade. Então se você não pode levar seus amigos á verdade, o melhor que tem a fazer é afastar se mesmo, pois é melhor perder um amigo do que perder a sua salvação. Não fique triste por que algum amigo ficou chateado contigo e acabou se afastando de você, saiba que isso é normal. O mundo não nos entende e precisamos nos manter firmes na fé, e além do mais nosso testemunho poderá salvar nossos amigos.
Saiba que Deus quer salvar nossos amigos e agente precisa ser a luz de Deus para a vida deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Que nossas mensagens possam abençoar sua Vida, sua Igreja, e o Reino de Deus, que Jesus Cristo possa estar presente em tudo que você fizer, dando sua direção. SE TU UMA BENÇÃO.


Sl 104.30 Envias o teu Espírito, e eles serão criados; e assim renovas a face da terra.